domingo, 30 de junho de 2013

Como faço para sair com meu cabelo em transição

Sabendo que tenho um compromisso logo mais, já penso no que irei fazer com o meu cabelo em transição, para que fique lindo e atraente. Geralmente, lavo com shampoo e faço em seguida uma hidratação rápida de 3 minutos. Retiro todo o excesso espero os cabelos ficarem úmidos para iniciar o meu tratamento para cachos, 'as simples trancinhas', como ilustra a imagem a seguir.


Divido meu cabelo em várias partes, passo creme de pentear para cabelos cacheados em todas as partes, faço as trancinhas no cabelo  todo.
Quando as trancinhas estão secas, chega o melhor momento de desfazer todas e escolher o penteado que vc deseja para abalar no seu encontro. Meu encontro hoje era almoçar com minha amiga Taís, então fui assim como vcs vêem abaixo. Feliz e radiante! Agradeço a minha amiga que tirou a foto. Beijos!

sábado, 29 de junho de 2013

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Minhas dúvidas????

Me sinto muitas vezes como um fantoche, sendo manipulada pela cultura dominante em que para ser bonita todas, tem que ir à busca de um ideal de beleza imposto pela sociedade. Não sou branca, não sou alta, não sou loira e nem tenho o cabelo liso. Sou mulher, baixa, negra, e tenho o cabelo crespo! Luto agora não mais para seguir o 'ideal de beleza', mas para ter meu cabelo crespo de volta. 
Procurando algo para compreender o 'meu ser' neste momento, parafraseei um trecho do livro de Hall, lido na época do mestrado, que fala sobre a identidade cultural. A identidade sendo apenas um fragmento, um pedaço, é uma colcha de retalhos, que foi e está sendo remendada com os vários pedaços de culturas homogêneas, fez com que o homem ou a mulher pós-moderno/a adotarem um simulacro do individualismo levando-o/a a transitar entre dois pólos distintos, o seu eu interior, aquele que procura saber quem ele é, e a sociedade a qual ele pertence, que seria o seu eu exterior, que o faz interagir com o meio no qual ele vive. (Stuart Hall)
Desta forma, percebo que sou um fragmento no meio da multidão que quer ser remendado com outros pedaços que estejam passando pela mesma fase que eu e assim formar uma bela colcha de retalhos, sem ter dúvidas de nossas identidades.

Fase de transição do cabelo alisado (ruim) para os cabelos crespos (bom)

Oi gente! Venho através deste espaço, dividir com vocês um pouquinho da minha história em que decidi deixar de usar química nos meus cabelos, entrei para o clube das crespas e cacheadas, rsrsrs... E como todas já sabem  que entre o momento de decisão até a fase de obter os cabelos naturais, isto decorre um longo caminho pela frente, em que temos que ter muita paciência, determinação e criatividade! Pretendo mostrar o andamento da minha transição.
Atualmente, estou com 2 meses sem a utilização de alisamentos, tenho dois dedos de cabelo crespo original e muita parte alisada...
Quem disse que cabelo crespo é ruim? O ruim é você ficar dependente de uma química que agride seus cabelos todos os meses.