terça-feira, 22 de outubro de 2013

Cabelos x Identidade.

Olá meninas, tudo bem?!

Hoje eu só gostaria de falar de algo que estou notando depois de ter feito o BC.
O texto vai ser bem curtinho, mas não poderia deixar de falar nisto que chamou muito a minha atenção nas últimas semanas. Já comentei com alguns amigos próximos e agora tenho que dizer para todas vocês.

Por incrível que pareça, acho que assumindo meu cabelo crespo natural, também acabo de assumir a minha identidade negra.
Conversando com Massena (profe e colega de trabalho) esta semana, ela afirmou que:

" Estou amando seus cabelos. Excelente decisão. Lembra que eu implicava com o liso, de vez em quando, pois é uma coisa muito pessoal e que só a pessoa pode decidir. Estás de parabéns. Seja bem vinda ao universo das negras..." 

É válido ressaltar que ela sempre implicava com meus cabelos alisados e só agora eu percebo tudo o que estava por trás de seu discurso, obrigada profe, um dia eu iria enxergar e este momento chegou.

Ser negro ou negra não é só ter a pele escura, o cabelo crespo ou corpo e traços faciais diferenciados, acredito que acima de tudo isto é se ACEITAR da maneira que você veio ao mundo.

Realmente, estou sendo bem vinda ao universo das negras como minha profe falou e ando amando tudo o que está acontecendo. As vezes, acho que canso meus amigos daqui de tanto falar da minha felicidade em me aceitar.
Muitas pessoas podem estar falando por trás, nem Jesus agradou toda gente, muitos podem dizer que não estão gostando do meu new look, mas,  isto não importa para mim, sabe o porquê?

Por que, não tem coisa melhor no mundo de você ser quem realmente você é.

Atualmente, ando distribuindo auto-estima por onde passo. Percebi que ao transitar na universidade, após ter feito o grande corte nos meus cabelos toda a comunidade negra da universidade passou a me enxergar e passou a falar comigo, rsrsrsrsrs, acho engraçado por que não conheço nenhum deles, mas todos/as falam comigo. Acho que só agora eles me vêem pertencidas ao seu grupo racial. 

RAÇA refere-se ao âmbito biológico - referindo-se a seres humanos, é um termo que foi utilizado historicamente para identificar categorias humanas socialmente definidas. As diferenças mais comuns referem-se à cor de pele, tipo de cabelo, conformação facial craniano, ancestralidade e genética. http://answers.yahoo.com/question/index?qid=20060617194213AAnA9YK


Viva a liberdade! Diga não a dependência dos produtos químicos.

Um beijão em todas!

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Um bate-papo sobre: O meu curtinho...

Oi meninas, como estão?

Eu estou de bem com a vida do meu curtinhooo, que é só meu. Rsrsrsrs...
Só quem tem cabelo curto para entender o que vou falar, meu Deus, que praticidade! 

Mas, porém, contudo e todavia os cabelos crespos são muito secos e precisam de cuidados. Por isso, ainda continuo fazendo toda semana o meu cronograma capilar.  Agora, fiz algumas mudanças que considero muito importantes. Estou trocando os cremes e os óleos vegetais de cada etapa do cronograma.
Eu acredito que o cabelo se acostuma com os nutrientes de cada produto que passamos nele e com o tempo o cabelo não reage mais aos tratamentos e ficam ainda mais secos, frágeis, opacos e quebradiços.
Associei isto, ao que também ocorre com nosso organismo na hora da alimentação, experimente em todas as refeições comer apenas arroz, passe uma semana fazendo isto, seu organismo vai se acostumar apenas com os nutrientes provenientes do arroz (ver abaixo) e após mais alguns dias ou semanas o organismo vai adoecer sentindo falta dos outros nutrientes existentes.

  • O arroz é uma excelente fonte de energia, devido à alta concentração de amido, fornecendo também
    proteínas, vitaminas e minerais, e possui baixo teor de lipídios. 
    Ver mais em:  WalterI M.  MarchezanII E. AvilaII. L. A.de.  Arroz: composição e características nutricionais. Ciência Rural, Santa Maria, v.38, n.4, p.1184-1192, jul, 2008 ISSN 0103-8478
Então, como fazemos uma mistura de alimentos no momento de cada refeição também devemos fazer com os nossos cremes que é o alimento dos nossos cabelos.
Voltando a falar da praticidade, hoje, só faço lavar, pentear, colocar creme e já está pronto para sair. 
Há quem não goste de mulheres de cabelos curtos, cada um tem seu gosto e vamos respeitar. Mas, o que importa é que estou bem comigo mesma. 

Espero apenas Dezembro chegar para tirar o restante das pontinhas com química. E ficar toda crespinha...


Hoje, faz três semanas que cortei meus cabelos e já percebo que o crescimento dele está bom.
Deus, escuta minha prece, continue crescendo mais e mais... 
Acredito que o cronograma capilar está ajudando bastante no crescimento. Porém, mesmo estando em dia com as hidratações, nutrições e regenerações, é outono aqui na Europa e os meus cabelos caem igual as folhas das árvores... 
Ano passado quando ainda tinha muita química nos cabelos, eles caíram bastante e foi preocupante (já falei a respeito disto nas primeiras postagens) agora que estou 85% crespa, percebo que tenho muito, mais muuitoo cabelo da caixola, não preciso me preocupar tanto como no ano anterior, acho que não vou ficar careca, kkkkkk...

É isto que eu tinha para dizer meninas..
Haaa, só mais uma coisinha, também estou adorando a cor natural dos meu cabelos... 

A verdade é que é bom demais ser você mesma!
Um beijoooo...